• Kit Literario

20 livros para ler com bebés!



A literatura para bebés vai muito além dos livros cartonados com imagens, de plástico para o banho, em tecido, texturas e sons.


Ler com os bebés livros com narrativas literária (texto) e estética (imagens) é uma das melhores formas de abrir as portas do mundo em que esse bebé vive e se relaciona.


Apresentar o livro como um objecto com manuseio próprio, ou melhor dizendo, experimentar com o bebé o virar de páginas, a orientação da leitura, a imagem como arte, as cores como poesia e as palavras como melodia é enriquecer o seu olhar.


Muitos especialistas consideram que ler para e com os bebés, ultrapassa a questão da aprendizagem, pois o foco da leitura nestes primeiros 24 meses de vida do bebé está mais no vínculo afetivo que se cria com os pais que lhe leem os livros do que em entender a história. Por isso é normal que os bebés gostem de ouvir na voz da mãe ou do pai a sonoridades das palavras escritas e entusiasmarem-se com diferentes tons e ritmos de leitura, mesmo que ainda não percebam.


Nesta fase de enorme vinculação os bebés adoram livros com onomatopeias, repetições, acumulações, rimas (adoram um bom poema), ilustrações com contrastes, cores sólidas e formas concretas. Entre os 0 e os 2 anos de idade, a leitura deve ser entoada, acentuando as palavras e as ilustrações, captando assim a atenção do bebé. E por falar em atenção não desistam de ler porque o bebé "parece" não ouvir ou estar mais interessado noutro objecto...eles estão a ouvir. Brinque com o tom e ritmo da sua voz, fale mais alto/mais baixo, mais depressa/mais devagar ou gesticule num momento de surpresa. Eles vão reparar!

Ficam aqui 20 livros que todos os bebés deveriam "Ler" antes de deixar as fraldas:



1 / "A Lagartinha muito comilona"de Eric Carle, editora kalandraka


O ciclo vital de uma lagarta, desde a sua saída do casulo até à sua transformação em borboleta, é o fio condutor desta história. Seguindo a narrativa, os leitores vão percorrendo os dias da semana, os números, ao mesmo tempo que se apercebem de um amplo sortido de frutas e de outros manjares gulosos.





2/ Mamã? de Chris Haughton, editora Orfeu Negro


O Pequeno Mocho adormeceu e caiu do ninho. Oh, não!

Perdeu-se da Mamã Mocho e vai precisar da ajuda dos outros animais da floresta para a reencontrar…

Felizmente, um esquilo amigável decide salvar-lhe o dia. Uma deliciosa e ternurenta história para os mais pequeninos!

3/ "A crocodila mandona" de Adélia Carvalho e Marta Madureira, editora Tcharan


"A crocodila Dalila é muito mandona,

E acorda sempre muito refilona.

Quem quiser atravessar o rio

tem de lhe deixar um bom presente,

que ela aprecie e a deixe contente."


Assim começa a história da crocodila Dalila, um convite à rima e à imaginação. Quem quiser continuar a percorrer as páginas do livro terá que perguntar: "Senhora crocodila, posso passar?" 4/ "Boa Viagem Bebé" de Beatrice Alemagna, editora Orfeu Negro

A viagem vai ser grande. Não me posso esquecer de nada…

Todos os dias à mesma hora, o bebé prepara-se para fazer uma viagem. Junta o biberão, o peluche, a chucha e, claro, o seu livro preferido. O papá muda-lhe a fralda e veste-lhe um superfato de viagem. A mamã pega-o ao colo e liga o motor colorido. Despede-se do gatinho e quando chega a hora do Ó-Ó parte: boa viagem, bebé!


5 / O Mundo está cheio de bebés!, de Mick Manning e Brita Gramstrom, editora Caminho



"O Mundo Está Cheio de Bebés!" é um olhar encantador sobre os bebés. Crias de urso polar, morcegos bebés, leitões, mesmo tartaruguinhas, todos aparecem aqui. Como os bebés humanos, eles fazem muito barulho, sujam-se e têm fome - e adoram brincar. Todos os bebés são muito parecidos; mas, à medida que crescem, descobrimos que também são muito diferentes.



6/ "Urso castanho, urso castanho, o que vês aqui?" de Eric Carle, editora Kalandraka


Animais e cores ao ritmo de uma narrativa encadeada de estrutura repetitiva que, no final, interpela os leitores a participar e interagir. Mais uma obra de Eric Carle que as crianças vão adorar.





7/ "Cores" de Leo Lionni e Antonio Rubio , Editora Kalandraka


Azuis, verdes, vermelhos... os ratinhos mudam de aspeto, fazendo-nos descobrir uma ampla gama cromática. Um clássico intemporal para pré-leitores, com a marca inconfundível de Leo Lionni.








8 / "Feliz" de Emma Dodd, editora Edicare

A mãe desta história só quer ver o seu bebé feliz:

Sei que estás feliz quando me acordas a cantar.

Sei que estás feliz quando te pões a saltitar.

Um livro sobre a partilha de bons momentos entre uma mãe coruja e o seu bebé, maravilhosamente ilustrado por Emma Dodd.







9 / Querido Zoo de Rod Campbell, editora Presença


Se pudesses pedir um animal de estimação ao jardim zoológico, qual gostarias de receber? Um Leão, uma cobra, um macaco, ou outro qualquer? Nesta divertida História vais descobrir que nem sempre é fácil encontrar o animal de estimação ideal. Querido Zoo é um clássico infantil que faz a delícia dos pequenos leitores há várias gerações, em cerca de 20 países.






10 / "Um bicho estranho" de Mon Daporta e Óscar Villán, editora Kalandraka


Um pequeno livro cartonado, para primeiros leitores, dos chamados "contos sem fim" porque ao girar o livro e ao dar a volta à história...











11 / "Voa!" de Xavier Deneu , editora Edicare


Após uma longa viagem, um passarinho encontra uma árvore e pousa nos seus ramos, onde encontra uma amiga. Juntos vão construir um ninho e ensinar as suas crias a voar. Um livro que é uma celebração do nascimento e do ciclo da vida.







12 / Boa noite, mocho! de Pat Hutchins, editota Kalandraka


Abelhas, corvos, estorninhos, pombas? todos perturbam o sono do mocho. Uma história acumulativa e cheia de sonoridades.










13/ "Clap"de Madalena Matoso, editora Planeta Tangerina

O Livro Clap é para abrir e para fechar. Porque cada vez que o abres e fechas há qualquer coisa lá dentro que se mexe e faz barulho: Flap, flap… uma borboleta que bate as asas. Fomfim… um acordeão que estica e encolhe. Bong, bong… um rapaz que toca bombo com toda a energia. O Livro Clap não precisa de pilhas nem de bateria, só precisa das tuas mãos, uma de cada lado. Clap, clap, palmas para os leitores!





14/ Oh! de Josse Goffin, editora Kalandraka


Um clássico contemporâneo com páginas desdobráveis para conhecer a arte e descobrir, como diria Magritte, que um cachimbo não é um cachimbo, nem um chapéu, nem um pincel..









15 / O que estás a fazer? de Olivia Cosneau e Bernard Dulsit, editora Edicare


Um livro com tiras de papel fáceis de manipular, imagens recortadas e muitas surpresas para os mais pequenos dialogarem com os pássaros coloridos.









16/ "Vira e Combina na Quinta" de Axel Scheffler, editora Jacarandá

Vira e Combina na Quinta é um livro recheado de rimas divertidas e animais estrambólicos que fazem rir à gargalhada. Que animal se forma ao misturar uma cabra com um peru? Um Cabru, está claro! E um porco com uma ovelha? É óbvio que é uma Poelha! Bem-vindo ao Vira E Combina Na Quinta. Um livro muito maluco com 121 combinações possíveis que vai divertir toda a família!




17 / Onde Está o Bolinha? de Eric Hill, editora Presença



O Bolinha escondeu-se. Vamos à procura dele, neste livro-brinquedo, cheio de surpresas, que joga às escondidas com as crianças.









18 / Pequeno ou grande? de Hervé Tullet, editora Gatafunho


Uma mini-história cheia de surpresas. As ilustrações, vão ficando cada vez maiores ao mudar de página, e as onomatopeias correspondentes, vão criando um real suspense até o emocionante final.

Nham… Nham... Hummm...

Um livro que estimula a imaginação e interação entre pais e filhos.

Hervé Tullet, autor francês traduzido em mais de 20 idiomas, alcançou a fama com seu livro UM LIVRO, bestseller internacional.




19 / Será uma rã? de Guido Van Genechten, editora Gatafunho

Um incrível livro que se desenrola em 6 partes. Cada vez que a criança abre uma aba, o animal vira-se para dar lugar a um novo amigo. O leitor tenta adivinhar quem vai ser o próximo!

Descobre os cinco animais escondidos neste livro











20 / "Hora de deitar, Baltazar", Yasmeen Ismail, Book Smile

São horas de ir para a cama, mas o Baltasar não se quer ir deitar.

Sempre fugidio e brincalhão, ele esconde-se na copa das árvores, nas poças de lama e na pia da cozinha. O Baltasar até prefere tomar banho, só para não ter de ir dormir! Mas, com toda esta correria, não é que o Baltasar ficou com sono?

A história do irrequieto Baltasar é perfeita para ler às crianças quando chega a hora de deitar.








Boas Leituras!

Rita (Kit Literário)

Já conhecem o Kit Literário? Uma curadoria literária especializada em livros infantis que envia todos os meses livros para leitores exigentes.


255 views0 comments

Recent Posts

See All

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

Condições Gerais

Livro de Reclamações online

(Portugal)