- Kit Literario
Eu tenho medo...

Sentir medo é normal, faz parte do desenvolvimento infantil e, serve como um importante recurso emocional de defesa e proteção.Durante o crescimento, as crianças, enfrentam várias situações onde são confrontadas com mudanças e conflitos que resultam em receios, dúvidas e angústias. Estes medos são comuns a todas as crianças: medo de ser abandonado, medo da noite, dos monstros nos armários, dos mascarados… São medos psíquicos pois são relativos a objectos imaginários como por exemplo o medo que as crianças sentem pelo lobo na história dos "3 Porquinhos", lobo este que as crianças nunca viram na realidade.
É na infância que muitas dessas emoções são despertadas com maior intensidade e, é a qualidade das experiências vividas pela criança, que vai determinar o seu comportamento futuro. Os livros infantis ilustrados podem ser uma ótima ferramenta para apresentar assuntos complexos para as crianças e ajudar no diálogo entre pais-filhos sobre situações, comportamentos ou sentimentos difíceis.
A literatura, através dos livros infantis ilustrados dialoga diretamente com o imaginário infantil, evoca elementos fantasiosos que ajudam as crianças a identificarem-se com os seus próprios medos, as suas angústias, de um modo indireto e subtil. Sempre num ambiente seguro (casa, quarto) e com uma pessoa de referência emocional (mãe/pai).
Quando a criança tem acesso a um livro infantil ilustrado não ocorre apenas a leitura de um texto e de uma imagem, ocorre a criação de uma experiência completa. As crianças acreditam que aquilo que estão a sentir é algo que realmente está a acontecer, que o monstro está mesmo debaixo da cama ou mesmo dentro do armário. As crianças capacitam-se de recursos para enfrentar esse medos em experiências reais futuras.
Ao ouvir histórias em que são expostos os seus medos, a criança apercebe-se que não é a única a senti-los. É frequente que as crianças escolham livros que lhes provoquem medo, porque precisam de ser confrontadas a essas emoções, para as conseguirem controlar e sentirem-se seguras. Ao pedirem para lhes lerem e relerem inúmeras vezes a mesma história, as crianças apenas estão a confrontarem-se uma e outra vez com o que lhes provoca arrepios mas que as tranquiliza uma vez o livro terminado e fechado. Estas leituras são precisas durante o crescimento das crianças quer psicologicamente quer afetivamente, pois ajudam-nas a enfrentar os seus medos e a ultrapassá-los, ajudam-nas a criar uma espécie de proteção psicológica.
Sentir medo ao ler um livro adaptado à sua idade é benéfico e necessário, pois ao idealizar o medo sob a forma de monstro, bruxa, animal permitirá que a criança não viva sozinha esse sentimento negativo e materialize o medo numa imagem precisa. A projeção das crianças nas personagens da história é essencial para controlar os medos, sendo que o objeto livro mantém o medo nas suas páginas e é a criança que decide quando o quer abrir ou fechar, conferindo-lhe o controle sobre o que a assusta.
Veja aqui quais são os medos mais comuns das crianças, em cada fase do desenvolvimento, e alguns livros para leitura conjunta (pais-crianças) aí em casa. Também lhe sugerimos que fale com as crianças sobre o medo das pessoas adultas. Será que o pai e a mãe também têm medo? Do que têm eles medo? Do que tinham medo quando eram crianças?
Até aos 18/24 meses: os bebés têm medo de objetos novos, ruídos inesperados, situações, ambientes ou pessoas estranhas, quedas ou perigos de quedas, luzes fortes, da ausência dos pais pois acham que as pessoas desaparecem quando não estão ao alcance dos seus olhos.
Está na hora de ler:

O Livro com Medo
de Cedric Ramadier e Vincent Bourgeau
Edição: Bizâncio
O livro não consegue adormecer. Está a tremer, coitadinho!
O pequeno ratinho vai acalmando o livro a cada página e podemos acompanhar as alterações na cor das páginas e nas expressões do livro à medida que vai vencendo o medo.

As Corujas Bebés
de Martin Waddell; Ilustração: Patrick Benson
Edição: Fábula
Empoleiradas numa árvore do bosque, a Sara, o Pedro e o Tomás, três corujinhas bebés, põem-se a pensar enquanto esperam que a Mãe Coruja volte para casa.

O Grande Aaa-Uuuh!
de Jonny Lambert
edição: Minutos de Leitura
O Rato regressa a casa pela floresta escura e murmuriante, quando ouve um horrível e assustador «Aaa-Uuuh»! Quem, ou o quê, estará a fazer este som? Será que foi a Coruja? O Alce? O Urso? Ou será que é mesmo… um monstro?

Nonô e os Medos
de Sibylle Delacroix
edição: Booksmile
Tenho muitos medos: do lobo, de máscaras, do escuro.
Mas já sei o que fazer quando tenho medo. Queres saber? Eu mostro-te. A Nonô está a crescer. Com as suas histórias amorosas e ternurentas, vamos descobrir como o crescimento é uma etapa divertida!
Dos 18 meses aos 3 anos: as crianças têm medo do escuro, de pessoas mascaradas, de ficarem sozinhas.
Está na hora de ler:

Iluminar a Noite
de Lizi Boyd
edição: Edicare Editora
Estar dentro da tenda é acolhedor. Mas… o que se passará lá fora? Está escuro? Mete medo? Não, se tiveres a tua fiel lanterna! Este poema visual, tal como o foco de luz da lanterna, revela a magia que existe na escuridão da noite. Só temos de a procurar.

O João e os Monstros
de António Gouveia; Ilustração: Beatrice Cerocchi,
Bruaá Editora
Um dos muitos medos que se pode ter quando anoitece é o dos monstros debaixo da cama. Já vos aconteceu? Neste livro vamos conhecer o João, um menino que sabe que ter medo não faz mal e que por vezes até nos obriga a fazer coisas muito corajosas. Foi o que aconteceu naquela noite, quando ele decidiu enfrentar os monstros que estavam debaixo da sua cama.
Dos 3 aos 5 anos: as crianças têm uma imaginação muito fértil, assustam-se com perigos sobrenaturais e imaginários, monstros, fantasmas, animais, chuva, trovões, de se perderem. Nessa idade também aumenta muito o medo do escuro.
Está na hora de ler:

O Gato Gui e os Monstros
de Rócio Martinez
edição: Kalandraka
Brincava Gui no seu quarto, na cozinha, na sala, na casa de banho e ouvia barulhos estranhos por todo o lado...

O Sapo Tem Medo
de Max Velthuijs
edição: Zero a Oito
O Sapo e as amigas Pata e Porca não acreditam em fantasmas, pelo menos até ao momento em que, no silêncio da noite, começam a ouvir uns barulhos assustadores.

Um Pesadelo no Meu Armário
de Mercer Mayer
Editor: Kalandraka
No meu armário havia um pesadelo, mas um dia decidi encará-lo e livrar-me dele para sempre.

O Escuro
de Jon Klassen e Lemony Snicket
Ilustração: Jon Klassen
edição: Orfeu Negro
O escuro vive na mesma casa que o Lucas. Numa noite, o escuro visita o Lucas no seu quarto e convida-o a visitar a cave, onde uma bela surpresa estará à espera dele…

A Grande Caça ao Monstro
de Norbert Landa
edição: Minutos de Leitura
"Pata!" gritou o Porco. "Está um monstro debaixo da tua cama! Ele faz pshh pshh, grrrr, bang bang, pam, pam, grauuuu! E também uhuuu!" O que seria esse horrível monstro que fazia barulhos tão estranhos? Os animais enchem-se de coragem e partem para ajudar a Pata, que aparentemente estava em grandes apuros.
A partir dos 5 anos: as crianças têm um medo imenso de serem abandonadas, de ladrões e de personagens de terror (fantasmas, monstros, criaturas fantásticas).
Está na hora de ler:

Os Três Bandidos
de Tomi Ungerer
edição: Kalandraka
Era uma vez três ferozes bandidos que andavam sempre escondidos por baixo de longas capas pretas e de altos chapéus pretos. O primeiro tinha uma pistola, o segundo um fole cheio de pimenta e o terceiro um enorme machado vermelho…
"Os três bandidos" é um clássico contemporâneo da literatura infantil mundial.

A Casinha de Chocolate
de Irmãos Grimm
edição: Kalandraka
Era uma vez um pobre lenhador que vivia perto de um grande bosque com a sua mulher e os seus dois filhos: Hänsel e Gretel. Eram tão pobres que, certa noite, a mulher disse ao lenhador:
Já não nos resta nada para comer. Amanhã cedo, dá um pedaço de pão a cada filho e leva-os para o meio do bosque. Acende-lhes uma fogueira e deixa-os lá.

As Preocupações do Billy
de Anthony Browne
edição: Kalandraka
Os bonecos das "preocupações" são o símbolo deste álbum que nos abre a porta para outra cultura. Desde há muito que as crianças da Guatemala os fabricam com palitos e pedaços de tecidos e fios; quando vão dormir contam-lhes as suas preocupações e poem-nos debaixo da almofada, de forma a acordarem, no dia seguinte, sem inquietações. Anthony Browne cria uma narrativa plena de mistério, recorrendo a ilustrações que reforçam essa atmosfera enigmática
A partir dos 6 anos: o principal medo das crianças é o medo da própria morte e da morte dos pais, pois já compreende a morte como algo irreversível. Também é a partir desta idade que a criança começa a olhar e a comparar-se com os amigos, começa aqui o medo de ser criticado.
Está na hora de ler:

Onde Vivem os Monstros
de Maurice Sendak
edição: Kalandraka
Castigado pelas suas travessuras, indo para a cama sem jantar, Max empreende uma viagem simbólica desde o seu quarto até um lugar fantástico, atravessando um tempo/espaço mítico e enfrentando os seus medos. Depois de se tornar no rei de uns monstros tão ferozes quanto amistosos, regressa ao ponto de partida, onde o espera o jantar.

Tio Lobo
de Xosé Ballesteros
edição: Kalandraka
Não fiques triste, Carmela - a mãe tranquilizou-a. - Vou-te fazer uns bolinhos de lamber os dedos. Mas a mãe lembrou-se que não tinha onde fritá-los e disse-lhe: - Vai a casa do Tio Lobo e pede-lhe para te emprestar uma frigideira. A menina, que era muito gulosa, foi até casa do Tio Lobo e chamou-o cá de fora.

Não me Comas a Mim!
de Margarita Del Mazo
edição: OQO PT
Neste álbum, as crianças amedrontadas por este ou outros temores, poderão confirmar, aliviadas, que não são as únicas para quem as sombras se transformam em monstros famintos, tal como acontece ao protagonista.

O Coelhinho Branco
de Óscar Villán e Xosé Ballesteros
edição: Kalandraka
«Era uma vez um coelhinho branco. Um dia foi buscar couves à horta para fazer um caldinho. Quando o coelhinho branco voltou para casa, encontrou a porta fechada e bateu:
- Quem é? - perguntou um vozeirão lá de dentro...»

Não Há Como Escapar e Outros Contos Maravilhosos
de Óscar Villán e Tim Bowley
edição: Kalandraka
Dez contos sobre intrigas, amores, feitiços, aventuras, perigos... Leituras audazes para transpor as fronteiras da realidade.

A Menina de Vermelho
de Aaron Frisch e Roberto Innocenti; Tradução: Gabriela Rocha Alves; Ilustração: Roberto Innocenti
edição: Kalandraka
A menina de vermelho é uma versão moderna do conto clássico do Capuchinho Vermelho. O texto de Aaron Frisch, que relata a acidentada viagem de Sofia num dia de tempestade, acolhe - num estilo sóbrio - os seus principais argumentos narrativos: a avó doente, a floresta sombria, o lobo malvado e a menina de capuz vermelho.