• Kit Literario

Guardas para que te quero?



Como afirmou a artista e ilustradora checa Kveta Pacovska, «os álbuns são a primeira galeria de arte que a criança visita».

Num álbum, tudo conta: as cores, o tipo de letra, a composição, o formato, o tipo de papel, o design, o projeto gráfico, a edição, a capa, a contra-capa, as guardas...

Neste tipo de livros de capa dura, é frequente que a história comece a ser contada desde a capa ou guardas, antes mesmo de se entrar no miolo do livro propriamente dito, e que essa história também termine nas guardas da contra-capa. Todo o livro é objecto de comunicação e diálogo com os leitores. Hoje, destacamos as guardas!


As guardas de um livro, presentes apenas em livros de capa dura, têm 3 importantes funções?


1️⃣ Servem para unir a capa e a contra-capa ao miolo do livro (o conjunto das folhas de um livro)


2️⃣ Proteger esse mesmo miolo e a incrível história que guarda


3️⃣ Rematar a capa e contra-capa e esconder as colagens que resultam das dobras do papel da capa e contra-capa sobre o cartão.



informações sobre as GUARDAS:


As Guardas podem ser lisas, impressas com informações técnicas, dedicatórias ou apresentar ilustrações que nos lançam para a história que vamos descobrir e até fazerem parte dessa mesma história. Sim, é verdade há livros que começam na guarda da capa e terminam na guarda da contracapa, ultrapassando a sua função prática e iniciando a comunicação com os leitores.


E são essas GUARDAS que comunicam, provocam o olhar e aguçam a imaginação dos LEITORES que vamos, hoje, partilhar convosco!





54 views0 comments

Recent Posts

See All

©2020 by Kit Literário - Books for Kids & Families

Contact us: kitliterario@gmail.com

Condições Gerais

Livro de Reclamações online

(Portugal)